CICACentro Integrado da Criança e do Adolescente.

O QUE É?

O CICA é uma das unidades onde é desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

PÚBLICO ATENDIDO:

Podem participar crianças e jovens de 12 a 18 anos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas.

OBJETIVO:

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

AÇÕES/ATIVIDADES:

Os usuários do CICA são organizados em grupos, a partir de faixas etárias:

• Crianças até 6 anos
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
  • Adolescentes de 15 a 17 anos

FORMAS DE ACESSO:

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

LOCAL:

• Gerente: Carla Tajala da Silva Lino;
  • Endereço: Avenida Rio Madeira, nº 1972.
  • Bairro: Agenor de Carvalho.
  • CEP: 76.820-370.
  • Telefone: 3901-3224

logotipo da prefeitura de porto velho