imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

TERCEIRA IDADECampanha contra a violência aos idosos leva orientações ao Porto Velho Shopping

18/Jun/2022 - 10:37

Objetivo é promover os direitos da pessoa idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e como parte da campanha “Respeitar as Pessoas Idosas é tratar o Próprio Futuro com Respeito, a Prefeitura realizou, na última quarta-feira (15), orientação e farta distribuição de panfletos explicativos no Porto Velho Shopping.

O trabalho aconteceu como resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o próprio Porto Velho Shopping, que pelo terceiro ano cedeu o espaço para que as ações fossem realizadas a partir de um stand montado no primeiro piso do empreendimento.

“A gente está apresentando nosso material de campanha, que são os panfletos e cartazes, para que a população que vem ao shopping tenha acesso a esse material. Ele trata sobre os cuidados e como a gente tem que agir em relação à violência contra a pessoa idosa”, explicou a vice-presidente do CMI, Vanusa Soares.

As atividades iniciaram às 10h e foram encerradas às 22h, na praça de alimentação, com uma apresentação de carimbó feita por um grupo de mulheres da terceira idade.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Na conversa com as pessoas, também foi tratado sobre a questão do atendimento humanizado aos idosos em todas as instituições públicas e privadas, bem como no transporte coletivo e em outros ambientes.

A campanha que começou na segunda-feira (13), segue até o final de junho. Os responsáveis pela campanha estarão distribuindo panfletos e conversando com as pessoas nas associações de moradores e outras entidades nos bairros da cidade, explicando a necessidade de todos respeitarem os direitos da pessoa idosa.

DADOS

Com relação ao ranking da violência contra os idosos, Vanusa informa que o abandono familiar e o abuso financeiro estão no topo da lista, que segundo ela, é uma triste realidade em todo o Brasil e até mesmo no mundo.

“Atualmente, 90% das denúncias que a gente recebe se referem ao abuso financeiro, 80% é de abandono e o abuso psicológico fica em torno de 50%. Além disso, tem o abuso físico (agressões), que é mais silencioso porque a maioria fica só entre quatro paredes”, lamentou.

APOIO

Secretária do lar e moradora da zona Leste da cidade, Denilma Bezerra foi uma entre tantas pessoas que receberam orientações no stand da campanha montado no Porto Velho Shopping e aprovou a iniciativa.

“Acho que essa campanha é muito importante. Eu cuido de uma idosa e a amo muito, minha mãe também é idosa. Os idosos precisam ser tratados com mais respeito, carinho e amor”, comentou.

CANAIS PARA DENÚNCIAS

Polícia Militar - 190

Departamento de Flagrante da Polícia Civil (antiga Central de Polícia)

9ª Promotoria de Justiça e Cidadania

Disk 100

Conselhos Municipal e Estadual do Idoso

Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência, Idosos e suas Famílias (SAPDIF)

Defensoria Pública.

Texto: Augusto Soares

Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho