Espaço abrigará todos os conselhos de direitos do Município de Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (6/12), a nova sede da Casa dos Conselhos Municipais, na rua Guanabara, 965, bairro Nossa Senhora das Graças. A Casa dos Conselhos Municipais é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e da Família (Semasf).
A Casa, segundo a gerente, Francisca Vanusa Silva Soares, visa dar acesso a informações para todos os cidadãos que buscam participar ativamente do controle social das políticas públicas em Porto Velho. Esse acesso acontece por meio dos Conselhos Municipais vinculados a Semasf.
Os Conselhos que a Casa sedia: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Conselho Municipal do Idoso (CMI), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseam) e Conselho Municipal de Juventude (Comjuve).
O secretário Claudi Rocha, da Semasf, e a gerente da Casa dos Conselhos Municipais, Francisca Vanusa, agradeceram ao prefeito Hildon Chaves pela “sua boa vontade e comprometimento” com a assistência social do Município de Porto Velho.
Por sua vez, o prefeito ressaltou e elogiou o trabalho dos conselheiros que, segundo ele, é realizado não como obrigação, mas, como missão. Hildon Chaves disse que, com a inauguração da Casa dos Conselhos, promove sinergia e praticidade ao serviço prestado à comunidade.
“Agora, estamos em novas condições de trabalhos. Estamos proporcionando condições de trabalho, respeito e dignidade que todos nossos conselheiros merecem. Parabéns ao secretário Claudi Rocha e toda a equipe da Semasf, principalmente, aos conselheiros, que exercem esse trabalho belíssimo como missão de vida”, disse o prefeito.
A Casa dos Conselhos, segundo Claudi Rocha, é um espaço democrático, aberto a todas as pessoas das entidades da sociedade civil organizada, para o fortalecimento dos seus serviços prestados a comunidade. “Esse exercício democrático propicia uma análise situacional que viabiliza a otimização de recursos dos fundos municipais”, concluiu o secretário.
Comdecom