Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos e Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, realizaram ação, na manhã da terça-feira, 05, para entrega de kits natalidade do programa “Mamãe Cheguei”.
O Programa “Mamãe Cheguei” é coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) e executado por meio de ações integradas entre secretarias municipais de assistência e secretarias municipais de saúde, com atividades voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social e financeira, previamente inscritas no Cadastro Único.
A técnica Joana Darc de Jesus Barbos, do Cras Elizabeth Paranhos, falou sobre o programa “Mamãe Cheguei” e da importância dos cuidados e acompanhamento durante a gestação. O Programa tem por objetivo reduzir a mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo parental entre a gestante e o recém-nascido no âmbito do Sistema Único da Assistência Social – SUAS nos municípios do Estado de Rondônia.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, esteve presente no ato da entrega dos kits natalidade para as gestantes, e anunciou que a Prefeitura de Porto Velho, via Semasf, está com tudo pronto para lançar, no próximo ano, o programa municipal “Primeiro Olhar” com o mesmo objetivo de dar apoio às gestantes em vulnerabilidade. Anunciou a mudança de endereço da sede do Cras Elizabeth Paranhos, para um local com mais espaço para se realizar as atividades.
Claudi Rocha também falou sobre a importância da continuidade da participação das gestantes nas ações realizadas pelo Cras, como por exemplo, nos grupos de Convivência, cujo objetivo é contribuir para melhorar suas condições de vida e suas relações familiares e comunitárias.
A coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos, Izarina A. Bastos, agradeceu a presença do secretário da Semasf, Claudi Rocha, e o serviço realizado pelas equipes dos Cras. Agradeceu a presença das seis mães cadastradas pelo Cras Elizabeth Paranhos e as duas mães cadastradas pelo Cras Paulo Freire - no ato representado pela servidora Ester Lopes dos Santos – que foram contempladas com o kit natalidade.
Texto: Adaides Batista
Fotos: Semasf