Participação é uma ação de responsabilidade política e técnica
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da secretária municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Lucília Muniz de Queiroz, participou, na última quarta-feira (16), da 69ª Reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Rondônia (Coegemas/RO), e na última quinta-feira (17), da 68ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Ji-Paraná (RO).
O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Rondônia (Coegemas/RO) é uma entidade que reúne os secretários e gestores municipais da assistência social dos 52 municípios do estado.
O Coegemas/RO tem por objetivo representar os municípios de Rondônia junto ao Governo Estadual e outras instâncias decisórias na área da assistência social; promover articulação e troca de experiências entre os gestores municipais, fortalecendo a atuação local no Sistema Único de Assistência Social (Suas); lutar por mais investimentos e recursos para políticas sociais e participar da formulação de políticas estaduais de assistência social e acompanhar sua implementação.
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Rondônia é um órgão fundamental para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovendo a articulação entre o governo estadual e os municípios.
A CIB é composta por representantes do governo estadual e dos municípios de Rondônia. Seu principal objetivo é deliberar sobre questões relacionadas à gestão do Suas, incluindo a distribuição de recursos, definição de políticas de assistência social e planejamento de ações e programas. A comissão desempenha um papel fundamental na articulação entre as esferas de governo para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços de assistência social oferecidos à população.
“A participação ativa do gestor municipal no Coegemas/RO e na CIB é estratégica e imprescindível. Além de cumprir uma função legal e institucional, é uma ação de responsabilidade política e técnica, que garante maior qualidade, eficiência e legitimidade às ações da assistência social no território municipal. Participar significa acessar conhecimento, capacitação, e suporte institucional, fundamentais para uma gestão qualificada”, informou a secretária da Semias, da Prefeitura de Porto Velho, Lucília Muniz de Queiroz.
Texto: Adaides Batista
Fotos: Semias
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)