Projeto contou com a parceria de diversas secretarias municipais e instituições
O projeto Cidadania em Movimento, da Prefeitura de Porto Velho, realizado pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) e parceiros, esteve no último sábado (8) no distrito de Nova Califórnia, e no último domingo (9) no distrito de Extrema. Foram realizados 1.960 atendimentos nos dois distritos da Ponta do Abunã.
O projeto Cidadania em Movimento tem como objetivo principal aproximar a administração pública das comunidades, principalmente aquelas mais distantes da capital, oferecendo serviços essenciais gratuitos.
Contando com a parceria de diversas secretarias municipais e instituições comprometidas com o projeto, foram oferecidos os serviços:
- Cadastro Único (CadÚnico)
- Emissão de Carteira do Idoso
- Emissão de Carteira ID Jovem
- Emissão de Carteira do Autista
- Emissão de Passe Livre Estadual - DER
- Emissão do Relatório CNIS e Caged – STRE
- Registro Profissional – STRE
- Consulta Abono Salarial– STRE
- Consulta Seguro Desemprego– STRE
- Emissão de Carteira de Trabalho Digital – STRE
- Solicitação de emissão da 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento
- 2ª via de CPF e Título de Eleitor
- Palestra Higiene Bucal
- Corte de Cabelo (masculino e feminino)
- Aferição de Pressão e Teste de Glicemia
- Alistamento Militar – Junta Militar
- Atendimento Psicossocial
- Programa Mamãe Cheguei
- Orientação Jurídica – OAB
- Serviços de Informações e Orientações – Inclusão
- Atendimentos de Saúde.
O atendimento, como em todas as ações do projeto Cidadania em Movimento, foi organizado por senhas, entregues por ordem de chegada. O atendimento funcionou sem nenhum imprevisto, sendo todas as demandas atendidas.
A ação social contou com a participação de parceiros como Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), OAB, Junta Militar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia e Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), dentre outros.
A secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, agradeceu a parceria de diversas secretarias municipais e instituições estaduais e federais que participam e ajudam a realizar o projeto, e ressaltou o incentivo e apoio do prefeito Léo Moraes para a realização dos serviços da assistência social e inclusão, no município de Porto Velho.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semias
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)