O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Medida Socieducativa em Meio Aberto (Mesma), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf), recebeu nesta sexta-feira, 10, a apresentação do grupo carioca ‘Orquestra de Rua’, na sua sede à Rua Geraldo Ferreira, bairro Agenor de Carvalho (5ª rua após a Rio Madeira), para um público de crianças, adolescentes , pais e convidados.
O evento faz parte da comemoração dos 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto é uma realização do Poder Judiciário de Rondônia, por meio do 1º e 2º Juizados da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho, e da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).
O evento foi aberto pelo secretário Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha, que deu boas vindas a todos, apresentou o novo secretário adjunto da Semasf, Álvaro Mendonça, e passou a palavra à assistente social do 1º Juizado da Infância e da Adolescência, Eliete Cabral Lima, que fez um breve relato dos 28 anos do ECA, do seu nascimento à sua aplicabilidade nos dias de hoje.
Eliete Cabral, ao apresentar o grupo musical ‘Orquestra de Rua’, falou sobre a importância da cultura, da arte, na vida das pessoas como um instrumento da educação e de socioeducação. Ela citou como exemplo a ‘Orquestra de Rua’, oriunda de um grupo de jovens com idade entre 18 e 20 anos, que, movidos pela necessidade, iniciaram seus estudos na música por meio de projetos sociais, usaram a criatividade para colocar cultura musical nas ruas. Eles tocam violino, violoncelo e viola.
O secretário Claudi Rocha ressaltou a qualidade musical do grupo ‘Orquestra na Rua’, que apresentou um belo repertório de canções clássicas e populares, elogiou o projeto do Poder Judiciário de Rondônia para celebrar os 28 anos do ECA. Poder Judiciário tem sido, segundo ele, um permanente e preciso parceiro da Semasf nas suas ações.
Comdecom/Semasf