Na noite de quinta-feira, 20, às 20 horas , no teatro Banzeiros, em Porto Velho, foi realizada a solenidade de abertura do 1º Encontro Norte de Graffite - Graffizônia 2018. O encontro reúne artistas grafiteiros locais e convidados dos estados do Acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, e também de estados de outras regiões do país e objetiva agregar artistas nesse intercâmbio cultural para pintar e refletir sobre o grafite, promover a arte urbana na região e possibilitar a criação de um estilo exclusivo amazônico.
O 1º Graffizônia é realizado pelo Departamento Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (DMPPJ) pertencente a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e coordenado pelo artista grafiteiro, Leandro Cunha Morais, o Dentinho. O encontro foi produzido com recursos da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Subsecretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – (Sema) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).
O diretor do DMPPJ, Djalma Nunes, informou que os artistas grafiteiros, no período do encontro, dias 20,21,22 e 23 de setembro, irão imprimir suas artes nos viadutos, transformando o cinza existente, numa paisagem artisticamente colorida, embelezando a entrada da nossa cidade. Djalma ressaltou a força de vontade do prefeito Hildon Chaves que articulando com os órgãos federais responsáveis e com a bancada federal do Estado, conseguiu com que os viadutos fossem concluídos, e agora, dar o suporte para o encontro, que vai colori-los com obras de arte.
O subsecretário municipal Robson Damasceno de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Robson Damasceno, que no ato também representava o prefeito Hildon Chaves, fez um breve relato sobre os viadutos inacabados e o trabalho do prefeito junto à esfera federal para concluí-lo. Damasceno observou que tínhamos a entrada de cidade mais feia do Estado e que agora o projeto Hilton Chaves é outro, é fazer a entrada de Porto Velho a mais bela do Estado de Rondônia. “Com a conclusão dos viadutos e com a arte que vocês vão nos deixar, certamente essa meta será alcançada”, disse Robson Damasceno.
Semasf/21.09.2018