A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Creas / Mulher, realiza, no período de 27 a 29 de novembro, no auditório do Espaço Mulher, a campanha mundial ‘16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’ com o seminário ‘ É pela vida das mulheres – Acolher e atender cuidantemente’.
O seminário é destinado, segundo a coordenadora do Creas/Mulher, Vânia Tomaz, às pessoas que trabalham na área, como, estagiárias, pesquisadoras, servidoras do Creas/Mulher e das unidades de acolhimento à mulher vítima de violência doméstica.
No dia 27, a partir das 8h30, foi realizada a Oficina de Educação Popular: Como trabalhar com o povo, ministrada por Raimunda Pedraça da Frente Brasil Popular (FBP); à tarde, às 14h00, teve a oficina ‘Acolhimento Institucional’ pela professor mestre Halanderson Pereira do Centro Universitário São Lucas.
No dia 28, pela manhã, está sendo realizada mesa de diálogo, com o tema ‘Como superar a situação de violência – Lei nº 11340/2006, coordenada pela Dra. Edna Mara da Rede Lilás, em seguida a palestra ‘Acolhimento Psicossocial e a Ruptura do Ciclo da Violência Contra a Mulher’ pela Profª Dra. Lilian Caroline da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); à tarde, mesa de diálogo, com o tema ‘Relações Equitativa e Justas de Gêneros’ e ‘Transformações nas Relações Sociais de Gênero’ pela Dra. Tânia Garcia da 14ª Promotoria, em seguida, a palestra ‘Gênero e Mundo do Trabalho’ pela Dra. Lilian Caroline da UNIR.
No dia 29, terá um grupo de trabalho com o tema ‘Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)’ , coordenado por Vera Regina Nascimento da Rede Lilás , seguido do grupo de trabalho com o tema ‘Regimento Interno’ pela psicóloga Ana Karla Freitoza, diretora do Departamento de Proteção Social Especializada (DPSE) da Semasf.
Semasf – 26.11.2018