A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) participa em Brasília – DF, do Seminário Nacional "Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa", que começou na segunda-feira, 26, com a entrega do certificado de adesão ao selo "Município Amigo da Pessoa Idosa", a trezentos municípios. A programação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) segue até quarta-feira, 28.
No último dia 03 de outubro, o prefeito Hildon Chaves, assinou o termo de adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ao assinar o termo de adesão, o município de Porto Velho comprometeu-se em colaborar com o Estado e com a União na execução integrada de ações da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.
A técnica Adriane Soares, diretora de Proteção Social Básica (DPSB) da Semasf, que está em Brasília participando do seminário, recebeu o certificado de adesão ao selo "Município Amigo da Pessoa Idosa", concedido ao município de Porto Velho.
A implementação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa se efetiva por meio da conquista sucessiva de selos pelos municípios, começando por este selo da adesão à estratégia. Ao todo, o programa contém cinco fases, incluindo termos como a criação ou o fortalecimento dos conselhos municipais da pessoa idosa, capacitação dos servidores e o desenvolvimento de um plano de ação.
Adriane Soares disse que a Semasf, via DPSB, coordenará a implantação do programa. “Na verdade a proposta é alinhar a intersetorialidade em prol da população idosa. O seminário propõe a discussão por região e a análise da conjuntura do panorama orçamentário para fomento da política pública”, explicou a diretora.
Semasf/28.11.2018