O titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha, participou, na amanhã desta quinta-feira (29/11), da inauguração da Casa de Direitos da Cáritas.
A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Nacionalmente, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Casa de Direitos da Cáritas é a sede das ações do ‘Programa Pana’, que dá assistência humanitária a imigrantes e refugiados. A casa é um espaço voltado apoiar e favorecer a integração de migrantes e refugiados nas cidades envolvidas. O espaço pretende ser uma casa de portas abertas para pessoas de todas as nacionalidades, propiciando acolhimento, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações.
A Cáritas Brasileira, em parceria com a Cáritas Suíça e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, iniciou as atividades do “Programa Pana” em Boa Vista, Porto Velho, Recife, Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.
Com a inauguração da Casa de Direitos em Porto Velho, à Rua D.Pedro II, 888-B, Centro, a Cáritas está preparada para receber migrantes, principalmente, os já esperados venezuelanos. A Semasf é parceira da Cáritas no ‘Programa Pana’. “Essa parceria é muito importante para o serviço de acolhimento de migrantes em Porto Vellho”, disse o secretário Claudi Rocha.
A Casa de Direitos foi inaugurada com a presença da assessora da Cáritas Brasileira de Brasília, Marcela Vieira, da diretora em Rondônia da Cáritas e coordenadora do ‘Programa Pana’, Iara Alex Braga Davy, a articuladora da Cáritas Noroeste, Edilaine Quarinire e recebeu a bênção do Arcebispo Metropolitano de Porto Velho, Dom Roque Paloschi.
Comdecom