A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou, na manhã desta segunda-feira, 3, na sede da secretaria, ação referente ao Dezembro Vermelho. A campanha visa informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.
Durante a ação foi proferida uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis pelo enfermeiro Marcuce Antônio Miranda, coordenador do Núcleo Gestor de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa).
O secretário municipal de Assistência Social e da Família, Claudi Rocha, esteve presente na ação que teve a coordenação da presidente da Cipa/Semasf, Wânia Raimunda de França Araújo. Eles incentivaram os funcionários que participaram das atividades a praticar o Dezembro Vermelho, fazendo os procedimentos necessários para a prevenção da AIDS.
Campanha Dezembro Vermelho
Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.
Semasf/03.12.2018