O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semas), está realizando, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Instituto Luterano de Ensino Superior - ILES/ULBRA Porto Velho, à Rua João Goulart, 666, Bairro Mato Grosso, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
A conferência terá cinco palestras, seguidas de indagações comentários e considerações: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Criança e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaço de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, irmã Jaqueline Castelo Pereira, explicou que após a realização da Conferência Municipal, se terá a Conferência Estadual , e, por fim, acontecerá em Brasília a XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde será a oportunidade para representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Brasil.
Irmã Jaqueline agradeceu a Prefeitura de Porto Velho que via Semasf forneceu toda infraestrutura e suporte para a realização da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. .
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, esteve presente, na noite da terça-feira (12), na solenidade de abertura da conferência, reafirmando seu propósito de fortalecer os Conselhos Municipais de Direitos, visto que são, mecanismos de controle, planejamento, implementação e fiscalização das políticas públicas, em campos como a educação, saúde, a assistência social e a área que envolve criança, adolescente e idoso.
Semasf/12.12.2013