Mais de 600 pessoas lotaram o auditório da sede social do Sindsef, no Bairro Lagoa em Porto Velho, para participar do I Seminário de Psicoeducação e Saúde Mental com o tema ‘Prevenção ao Suicídio pede Promoção da Vida’. O seminário contou com a palestra do psicólogo Leonardo Abraão, idealizador da ‘Campanha Janeiro Branco’, que tem o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.
O seminário que acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Agência Estadual de Vigilância em Saúde ( Agevisa ), Rede Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (RMEVSCCA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e o Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região ( CRP 20).
A secretária adjunta municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, presente no seminário, em seu pronunciamento na abertura do evento, agradeceu a presença de todos os participantes, falou sobre a importância do cuidado com a saúde mental, assim como, do trabalho visando a prevenção de suicídios de crianças e adolescentes. Justificou a não presença do secretário Claudi Rocha no evento e ressaltou o apoio dado pelo prefeito Hildon Chaves para a assistência social do município de Porto Velho.
As vereadoras Cristiane Lopes e Joelna Holder estiveram presentes no seminário e elogiaram a iniciativa das entidades que se congregaram para realizar um evento para discutir tema tão importante na atualidade como a saúde mental.
O seminário foi proposto pela Rede Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (RMEVSCCA) visando a prevenção de suicídios de crianças e adolescentes em Porto Velho; essa atividade faz parte do ‘Projeto Vida’ que é desenvolvido pela entidade. A Semasf, por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), integra a rede.
Hoje, dia 15 de fevereiro, o seminário continua com oficinas sobre o tema ‘Prevenção ao Suicídio pede Promoção da Vida’, no auditório da Faculdade Unopar , à Rua Matrinchã, 996, Bairro Lagoa - Porto Velho.
SEMASF/15.02.2019