SEMASFPrefeitura planeja ampliar e intensificar serviço para população em situação de rua

13/Mar/2019 - 14:36

A Prefeitura de Porto Velho, em reunião envolvendo a Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na última terça-feira (12/3), estabeleceu estratégias e metodologias para aprimorar, ampliar e intensificar o serviço de atendimento à população em situação de rua, na cidade de Porto Velho.

Participaram da reunião a secretária adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros, o secretário adjunto da Semusa, Marcos Vinicius, e suas respectivas equipes técnicas, que trabalham no atendimento à população em situação de rua. O objetivo é implementar ações conjuntas, visando ofertar os serviços necessários para atender essa população.

No primeiro momento, foi feito diagnóstico de como estão os serviços levados à população em situação de rua em Porto Velho e suas peculiaridades, bem como, as regras e as exigências legais, para se realizar esse serviço. Os gestores e suas equipes fizeram explanações do que está sendo feito hoje e quais as dificuldades e carências para aprimorar e ampliar o serviço.

A secretária adjunta da Semasf, diante do quadro apresentado, disse que é o momento de juntar forças, somar esforços, buscar parcerias com entidades, quer seja pública ou da sociedade civil, e alavancar esse serviço no município de Porto Velho, que está exigindo uma tomada de atitude dos órgãos públicos responsáveis para mitigar a situação.

“Foi determinação do prefeito Hildon Chaves, tomarmos com urgência as medidas para melhorar o serviço de assistência social para a população em situação de rua. Pelo que conversamos, percebemos que muito temos que fazer, em conjunto e com parcerias. A Semasf já conta com o Serviço Especializado de Abordagem Social, porém, precisamos melhorar e ampliar o serviço no todo. Essa reunião é o primeiro passo para uma longa caminhada”, disse Ana Maria Negreiros.

Abordagem Social

Abordagem Social é um serviço realizado por uma equipe técnica composta por Psicólogo, Assistente Social e educadores Sociais, que identificam famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e pessoa em situação de rua.

O Serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho