A Prefeitura de Porto Velho, via Centro de Referência Especializado da Assistência Social no Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Creas - Mulher), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), participou, na tarde de quarta-feira (20.03), do projeto Sesc Mulher 2019, no evento ‘Entre Elas’, realizado no Teatro Um do Sesc Esplanada.
O Serviço Social do Comércio (Sesc), segundo a assistente social, Edir Legal Pereira, do Programa Assistência da entidade, desenvolve todos os anos, no mês de março, o projeto Sesc Mulher. Esse projeto desenvolve diversas ações em diversos campos sobre as mulheres. “Estamos realizando o evento ‘Mesa Redonda: Pautas Contemporâneas’, denominado ‘Entre Elas’, onde debatemos o feminismo, o gênero e a violência; questões de feminicídio e da brutal violência que vem ocorrendo constantemente a mulher”, disse Edir Pereira.
Na mesa redonda, primeiro as palestrantes, a arqueóloga e militante feminista Alyne Mayra e Vânia Maria dos Santos Tomaz, coordenadora do Creas – Mulher, fizeram explanações sobre o tema, abrindo em seguinte ao público para o debate. Presente no ‘Entre Elas’ diversos grupos, movimentos sociais e associações que são engajadas na temática de mulheres.
“Na nossa fala trabalhamos o contexto histórico, as causas e o porquê da violência contra a mulher e como combatê-la. Numa perspectiva de luta, de direitos, como a sociedade enfrentar e confrontar para diminuir a violência; nossa perspectiva é sanar, mas nós sabemos que a luta é passo a passo. Então é nessa perspectiva de problematizar a situação e discutir com a sociedade os caminhos para sanar a violência”, disse a diretora do Creas – Mulher.
Semasf – 20.03.2019