SEMASF ‘Apadrinhando uma História’ terá cursos profissionalizantes para os inseridos no projeto

23/Abr/2019 - 16:35

Técnicas do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, reuniram-se, no dia 17 de abril, com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Coordenação de Extensão, Cultura e Esportes (Coex), do Centro Universitário São Lucas (CUSL), para discutir o projeto da São Lucas Educacional – ‘Planejando o Futuro’.

A reunião, além de discutir detalhadamente o projeto, tinha por objetivo acertar detalhes da parceria da Prefeitura de Porto Velho, via Semasf, com o Centro Universitário São Lucas, para que o ‘Planejando o Futuro’ seja aplicado, inicialmente, via cursos profissionalizantes, para os jovens que estão inseridos no projeto ‘Apadrinhando uma História’.

O ‘Apadrinhando uma História’ é um serviço da Assistência Social que visa sensibilizar e captar pessoas e instituições que tenham interesse e disponibilidade de tornarem-se “padrinhos e madrinhas” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, cujos vínculos com as famílias de origem encontram-se total ou parcialmente rompidos e que estejam numa faixa etária avançada, além de algumas conformidades e com reduzidas possibilidades para inserção em família substituta.

Planejando o Futuro

O projeto ‘Planejando o Futuro’ objetiva apoiar as instituições que abrigam jovens e adolescentes, entre 14 e 17 anos, a realizarem uma preparação gradativa, oferecendo planejamento de carreira para o desligamento dos jovens que vão completar a maioridade.

“O projeto visa trabalhar com os adolescentes e jovens quatro pilares essenciais: I) Geração de Renda; II) Sustentabilidade Financeira; III) Qualificação Profissional e IV) Empregabilidade e Empreendedorismo. Esses pilares, quando alcançados, tornam o jovem confiante, psicologicamente seguro e com um norte para se desenvolver como ser humano, como profissional e como cidadão”, explica a Professora Maricélia Cantanhêde, da equipe da Coex do Centro Universitário São Lucas.

“Agora que já está acertada a parceria, vamos implementar o projeto ‘ Planejando o Futuro’ no âmbito do projeto ‘Apadrinhando uma História’. O Coex do Centro São Lucas já tem uma proposta de cronograma de execução e pelo previsto já começamos agora em maio”, informou Suelen Soares, coordenadora do projeto ‘Apadrinhando uma história’ na Semasf.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho