A Prefeitura de Porto Velho por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) realizou, no sábado pela manhã, precisamente das 08 das 14 horas, ações levando o Cadastro Único (cadÚnico) e atendimento psicossocial à comunidade de bairros da zona Leste de Porto Velho.
No Orgulho do Madeira a ação foi realizada na quadra 599 e no bairro Porto Cristo foi no evento social no espaço “Monte Carmelo”, localizado na Rua Airton Sena próximo à esquina da Rua da Economia. O Cras Betinho levou a ação ao bairro Renascer.
Participaram das ações no sábado, equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Dona Cotinha, Irmã Dorothy e Paulo Freire, bem como, as gerências do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e dos Programas de Transferência de Renda (PTR).
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
O Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Semasf – 28.04.2019