O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família ( SEmasf), da Prefeitura de Porto Velho, com apoio da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur)e do Ministério Público/RO, realizarão o projeto ‘ Roda de Conversa – Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’ nos dias 14, 15 e 16 de junho.
O projeto ‘Roda de Conversa’ será realizado em referência ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização de Violência contra a Pessoa Idosa. As atividades serão realizadas no dia 14 de junho na Praça CEU, zona Leste, à Rua Antônio Fraga Moreira, 1706, bairro JK, das 09h às 12 h; nos dias 15 e 16 as atividades serão no Porto Velho Shopping durante todo o expediente do estabelecimento comercial. A abertura oficial da campanha será no dia 15 no Porto Velho Shopping.
A presidente do CMI, Francisca Vanusa Silva Soares, alerta para o que dispões o Art, 3º do Estatuto do Idoso: ‘É obrigação da família. Da comunidade, da sociedade e do Poder Público, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, a saúde, a alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária’.
“Nosso objetivo é levar à população a conscientização da violência que acontece à pessoa idosa. A violência pode ser física, sexual, psicológica, abuso financeiro, abandono, negligência e autonegligência. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa”, afirmou Vanusa Soares.
Semasf – 22.05.2019