A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), iniciou na segunda feira (24), a segunda capacitação para as famílias inscritas no serviço ‘Família Acolhedora’. A capacitação segue até o dia 27 de junho.
O início da segunda capacitação do serviço ‘Família Acolhedora’ contou com a presença do secretário da Semasf, Claudi Rocha, da juíza, Dra. Sandra Merenda, da Vara da Infância e da Juventude de Porto Velho do Tribunal de Justiça/RO, e da primeira-dama de Porto Velho, Ieda Chaves.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, explicou que o serviço ‘Família Acolhedora’ constitui-se na guarda de crianças e adolescentes por famílias previamente cadastradas e habilitadas que tenham condições de recebê-las e mantê-las condignamente, garantindo a manutenção dos direitos básicos ao processo de crescimento e desenvolvimento; e observou que Porto Velho é a primeira capital da região Norte a ter esse serviço.
Durante a capacitação as famílias recebem orientações da equipe técnica multiprofissional formada por psicólogos e assistentes sociais, do processo de acompanhamento contínuo que ocorre durante a permanência da criança na família, além de orientações sobre o subsídio financeiro que a prefeitura irá disponibilizar no valor de um salário mínimo.
A primeira-dama de Porto Velho, Ieda Chaves, ressaltou em seu pronunciamento a importância da necessidade de se acreditar firme no que se quer fazer para que o sonho torne-se realidade.
“Esse serviço é uma realização de muito trabalho e empenho, do secretário da Semasf, Claudi Rocha, sua equipe, e do prefeito Hildon Chaves que de pronto acolheu a ideia e deu todo apoio para que o serviço acontecesse. Às famílias acolhedoras que iniciam hoje essa capacitação desejo muito amor, pois sei que elas têm muito amor para dar a essas crianças. Desejo muita felicidade na convivência das famílias com as crianças acolhidas”, disse a primeira-dama.
Semasf – 25.06.2019