A Prefeitura de Porto Velho lançou hoje, terça-feira,08, pela manhã, no Centro de Convivência do Idoso, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Av. Amazona, nº 6888, bairro Tiradentes, o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, em parceria com o Governo Federal.
A solenidade de lançamento cintou a presença do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa(SNDPI), do Ministério do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antônio Costa.
O Programa trabalha com quatro campos de ação: tecnologia, educação, saúde e mobilidade física. Em Porto Velho inicialmente será implantada uma sala com computadores no CCI para iniciar idosos em informática. É o primeiro município que implanta o programa em Rondônia.
A secretária municipal adjunta, Ana Maria Negreiros, em junho passado, em nome da Semasf, representando a Prefeitura de Porto Velho, assinou o termo de adesão e participação ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável em Brasília. Ana Negreiros hoje agradeceu ao Secretário Nacional, a deferência, de ter vindo prestigiar o lançamento do programa em Porto Velho.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, ressaltou o trabalho que vem fazendo a gestão do prefeito Hildon Chaves, o qual representava no ato solene, em prol da pessoa idosa. Agradeceu a presença do Secretário Nacional e prometeu corresponder a confiança dada ao firmar essa parceria o município de Porto Velho.
O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, agradeceu as boas vindas, falou sobre a Política Nacional do Idoso, da importância, nesse momento, da inclusão digital da pessoa idosa e citou o verso da canção do compositor Gonzaguinha como lema de vida aos idosos - Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Participaram ainda do ato solene, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Edwilson Negreiros, pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, secretária adjunta de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), Liana Silva de Almeida Lima e o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), José Cantídio Pinto.
Semasf – 08.10.2019