O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Irmã Dorothy, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, realizou, na tarde da quarta-feira, 05, com seu grupo de idosos Fruto das Oliveiras, o projeto ‘Agroecológico para idosos, no formato de mudas’, na Chácara Oliveira, Estrada dos Periquitos, 2798, bairro Ulisses Guimarães.
O projeto ‘Agroecológico para idosos, no formato de mudas’ consiste em ensinar aos idosos como plantar mudas de plantas e hortaliças em vasos feitos de garrafa pet. Nesse processo é ensinado como fazer da garrafa pet vasos; como preparar a terra para receber a muda e o processo de cultivar e mantê-la. É um projeto da acadêmica de Serviço Social Eliete que tem como supervisora de campo a assistente social Ana Maria Santiago do Cras Irmã Dorothy.
Depois de ministradas as orientações, foram doadas, aos membros do grupo dos idosos, mudas de hortaliças como: alface, cebolinha, coentro, manjericão, couve, pimenta de mesa, e também muda de flores como: Lirios da paz, mini-ecsoria nas cores amarela, laranjada e vermelha. “O contato com a terra e a manutenção de plantas causa efeitos terapêuticos, influencia na saúde física e mental e torna-se um hobby saudável e muito prazeroso”, explica a diretora do Cras, Simone Alessandra Davies.
A secretária adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros, esteve presente no evento com idosos do Cras Irmã Dorothy levando o abraço e o incentivo do secretário Claudi Rocha e do prefeito Hildon Chaves e disse que a Semasf vem trabalhando para que os serviços aos idosos sejam prestados da melhor forma possível. “Essa é uma recomendação do nosso prefeito e estamos fazendo o possível para cumprir”, disse a secretária adjunta.
Semasf – 05.12.2019