Conforme previsto no Edital de Convocação das Entidades e Organizações de Assistência Social, na manhã da terça-feira, 18 de fevereiro, foi realizado o Fórum Eleitoral para eleger os representantes de entidades e organizações da sociedade civil que atuem na promoção da igualdade racial, que comporão o Conselho Municipal da Igualdade Racial – Compir.
Segundo explicação do coordenador do processo eleitoral, Dr. Barroso, tiveram oito entidades habilitadas e tinha justamente oito vagas para composição do Compir pelas organizações da sociedade civil. “Então só fizemos a organização e as deliberações. Fizemos um debate sobre o atual momento e o papel do Conselho, e os representantes das entidades habilitadas foram os eleitos, que tomarão posse no próximo dia 13 de março”, informou o Dr. Barroso.
Antônio Neto, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, disse ser muito importante a implantação do Compir, que terá como missão propor e implementar as políticas públicas que promovam a igualdade racial, no combate ao racismo e discriminação, as desigualdades raciais, sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais, e tendo como o principal objetivo garantir, a efetivação das ações afirmativas voltadas as questões raciais do nosso município.
Todos os presentes e participantes agradeceram a inciativa da Prefeitura, do prefeito Hildon Chaves, do secretário da Semasf, Claudir Rocha, da adjunta, Ana Maria Negreiros, pela ação que é uma demonstração da preocupação e da sensibilidade do poder público municipal em incentivar a discussão dos segmentos sociais através dos conselhos.
A secretário adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros, presente ao evento, observou que tem sido uma das prioridades da secretaria, o fortalecimento do exercício do controle social pelos conselhos municipais, por determinação do prefeito Hildon Chaves, que tem essa visão de ouvir e respeitar a opinião de quem recebe os serviços, programas e projetos que é a nossa população.
“Temos atualmente 7 (sete) conselhos em nossa estrutura, e estamos atualizando as legislações de todos eles para que tenhamos uma maior participação da população em nosso planejamento”, informou a secretária adjunta.
Semasf – 18.02.2020