O secretário municipal de Assistência Social de Cacoal (RO), Elias Moisés da Silva, e equipe técnica, visitou, na sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, para conhecer o trabalho da Proteção Social Especial, precisamente, o Serviço Família Acolhedora, que ele pretende implantar em Cacoal.
Elias Moisés foi recebido pela secretária adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros, e a diretora de Proteção Social Especial (DPSE), Ana Karla Feitosa, que o levaram para conhecer as dependências dos setores do DPSE, seus gestores e gerentes, e de forma básica, quais as metodologias aplicadas na execução dos serviços.
Após esse conhecimento básico sobre os serviços do DPSE, o secretário foi apresentado à gerente do Serviço Família Acolhedora, Vanusa Marchioli, e sua equipe técnica, para fazer as devidas explicações de como esse serviço foi implantado e como funciona em Porto Velho, para ajudar, com essa experiência, o projeto do secretário Elias Moisés de implantá-lo em Cacoal.
Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora permite que crianças e adolescentes, ao invés de ficarem no acolhimento institucional (abrigos), possam ir para uma família acolhedora. As famílias são capacitadas e acompanhadas por equipe técnica da Semasf e do 2º Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público Estadual.
O Serviço Família Acolhedora é legitimado pela Lei nº 2.551, sancionada pelo prefeito Hildon Chaves em 07 de dezembro de 2018. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 10 de dezembro de 2018. Porto Velho é a primeira capital da região Norte a ter esse serviço.
“Esse serviço é uma realização de muito trabalho e empenho da equipe Semasf, e sobretudo, do apoio decisivo do prefeito Hildon Chaves que em todos os momentos incentivou a implantação e a consolidação, de forma legítima, do serviço no município de Porto Velho”, observou a secretária adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros.
Semasf – 21.02.2020