O curso básico de capacitação em Espanhol para os servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasf) que trabalham com serviços de atendimento e acolhimento de imigrantes teve as atividades retomadas na última segunda-feira (15). As aulas estavam suspensas desde quando vigorou a quarentena em todo o Estado de Rondônia determinada por Decreto Estadual, como forma de prevenção a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, neste retorno do curso, as atividades e as aulas passam a ser remotas.
O acompanhamento das aulas tem acontecido por meio das novas ferramentas tecnológicas que tem facilitado a comunicação entre os alunos e professores, como por exemplo, o agendamento de plantão para tirar dúvidas.
O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e o programa de extensão “Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho” da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). As ações são coordenadas pela professora Dra. Marília Pimentel Cotinguiba e pelo professor Dr. Geraldo Castro Cotinguiba. O curso de Espanhol é ministrado por Karen Padilha com a supervisão da professora Dra. Juliana Maioli, ambas integrantes do programa de extensão da Unir.
“Agradecemos a Unir por essa parceria tão importante que leva capacitação aos nossos servidores da Semasf que estão todos os dias na ponta, fazendo um excelente trabalho aos munícipes de Porto Velho e também aos estrangeiros imigrantes . Amor ao próximo”, agradeceu a secretária adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros.
Semasf – 19.06.2020