www.googletagmanager.com SEMASF - Secretaria de Assistência Social e Família Ir para conteúdo

População em Situação de Rua
Semasf faz balanço das principais ações de proteção durante a Pandemia

10/Dez/2020 - 21:24

Assim que o Governo Federal decretou a Situação de Emergência Pública de Importância Nacional decorrente da infecção humana pelo novo Coronavírus em meados de fevereiro deste ano, a Semasf deu início a uma série de ações para reforçar os serviços ofertados para as pessoas em maior situação de vulnerabilidade ou risco social e que são atendidas em suas diversas unidades de atendimento.

Há exatos 10 meses, foram implementadas novas ações que fortaleceram a atual rede proteção social do município voltados ao atendimento da população em situação de rua. Uma dessas parcerias foi realizada com Arquidiocese de Porto Velho, através do Projeto Social “É Tempo de Amar e Servir”, que além de servir cerca de 150 refeições diárias, promoveu o acesso a espaço de guarda de pertences, de higiene pessoal e trabalho técnico para análise das demandas dessa população que está localizado na Rua Bueno Aires, nº 1993, Bairro Embratel na Paróquia Sagrada Família.

Acolhimento Institucional

No entanto, os serviços especializados voltados para pessoas em situação de rua, vão além deste trabalho social desenvolvido pela parceria com a Arquidiocese, onde a Semasf implantou uma Unidade de Acolhimento Provisório com estrutura para acolher cerca de 50 (cinquenta) pessoas ou grupo familiar que esteja em situação de rua, desabrigo por abandono, migração e ausência de residência

Outra unidade de acolhimento o Albergue Frei Damíão, que tem capacidade para cinquenta acolhidos, durante esse período da pandemia atendeu cerca de 455 pessoas em situação de rua, situação de imigração e de passagem pelo município e atualmente possui está com 64% de ocupação.

O Serviço de Abordagem Social que é ofertado de forma continuada e programada com o objetivo de contribuir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e benefícios, é composto por um Psicólogo, um Assistente Social e Educadores Sociais que podem ser acionados pelo número do Plantão Social que funciona 24 horas por dia.

Como acessar os serviços

O acesso a esses serviços é realizado pelo encaminhamento dos agentes do Serviço Especializado de Abordagem Social ou pelo Plantão Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que funciona 24 horas com atendimento de Assistentes Sociais com atividades de acolhida, Escuta e Estudo Social de cada caso, e está disponível através do telefone 0800 647 1311 ou no endereço situado na Rua Geraldo Ferreira, 135, Bairro Jardim das Mangueiras I, para que essas pessoas possam ser encaminhados.


Resultados Positivos


De acordo com o Secretário da Semasf Claudi Rocha, “cada vez mais pessoas estão sendo atendidas pelas nossas ações que implementamos durante a pandemia, vamos ampliar nos próximos dias para 180 refeições diárias com a nossa parceria com o Projeto É Tempo de Amar e Servir da Arquidiocese de Porto Velho, mas também destacamos que 25 deles já conseguiram o Auxilio Emergencial do Governo Federal, 30 aceitaram tratamento e foram encaminhados para Comunidades Terapêuticas e 13 saíram das ruas.

Outro resultado é que já atendemos em nosso Abrigo Provisório na Vila DNIT localizado na BR 319, cerca de 264 pessoas, na maioria pessoas em situação de imigração que estavam nas ruas, e também não podemos esquecer de agradecer os parcerios que tivemos, como o Ministério Público do Trabalho que doou cerca de 40 mil reais para auxiliar nas despesas diárias com essas pessoas e o Instituto Federal de Rondônia que doou alimentos e produtos de limpeza feito pelos funcionário e estudantes”, conclui o secretário.


Outros Serviços Ofertados


Ana Karla Feitoza, Diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasf, afima que existem outros serviços que são oferidos pela secretaria para a População em Situação de Rua no município de Porto Velho.

“Os Centros de Referência de Assistência Social continuou com seu atendimento durante a pandemia, recebendo alguns casos quando existe a necessidade de algum de seus serviços ou acesso a determinados benefícios sociais através do cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que pode beneficiar com o Programa Bolsa Família” diz a diretora.

Ainda de acordo com ela, “a Semasf ainda no ano de 2019, desenvolveu o Projeto Tenda Social que contou com diversos parceiros para levar os serviços de saúde, educação, assistência soical para a população em situação de rua que por opção permanecem nas ruas e não querem ser acolhidos pela Prefeitura de Porto Velho. Muitos deles que aceitam ir para uma unidade de acolhimento especializada, não permanece muito tempo pelo vício em drogas, onde sempre reforçamentos a necessidade de vagas para tratamento para que possamos encaminhá-los” afirmou Feitoza.


Na Secretaria Municipal de Saúde – Semusa existe o Serviço do Consultório na Rua, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI