A Prefeitura de Porto Velho suspendeu o atendimento ao público a partir desta quinta-feira (3), em algumas repartições, em atendimento ao Decreto 25.853, de 2 de março de 2021, do Governo de Rondônia como medida de prevenção contra o novo coronavírus.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família ( Semasf), conforme informou o titular da pasta, Claudi Rocha, suspendeu, pelo período estabelecido no Decreto estadual nº 25.853/2021 e no Decreto estadual nº 25.728/2021, e segundo a Portaria Nº 13/SEMASF/2021 de 03 de março de 2021, os seguintes serviços e atividades:
– Todas as atividades dos Centros de Convivência do Idoso – CCI, por ser público que se enquadra diretamente no grupo de risco da covid – 19;
– As reuniões presenciais dos conselhos de direito municipais vinculados a Semasf. As reuniões devem ser realizadas por meio de videoconferência previamente agendadas. As reuniões em videoconferência devem ser gravadas;
– O atendimento ao público da Casa dos Conselhos, devendo ser realizado por meio eletrônico e celular;
– Visitas nas unidades de acolhimento vinculadas a Semasf, exceto as que forem provenientes de orientação técnica da unidade;
– O atendimento e o acesso ao público nas edificações da sede da Semasf, devendo este ser realizado via contato telefônico.
Centro de Referência de Assistência Social – Cras
Ficam suspensos parcialmente o atendimento presencial ao público nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras e da Central do Cadastro Único.
Os atendimentos dos Cras serão realizados via contato telefônico, celular, WhatsApp e e-mail , de segunda a sexta-feira, no horário de 8:00h às 14:00h e, também, presencial, mediante prévio agendamento.
Os atendimentos na Central do Cadastro Único serão realizados via contato telefônico, celular, WhatsApp, no horário de 8:00h às 14:00h, sendo que na segunda-feira, o atendimento será remoto e de terça a sexta-feira será presencial, mediante prévio agendamento.
Cada Cras e a gerência dos programas de rendas manterão uma equipe e as equipes técnicas ficarão de sobreaviso para a efetivação das atividades consideradas situações de urgência e emergência que envolvam o atendimento psicossocial e de concessão de benefício eventual, incluindo as visitas domiciliares.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Os Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, por ser uma Unidade Pública da Política de Assistência Social, onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, funcionará da seguinte maneira:
– Creas Mulher: funcionamento presencial, será sob o regime de rodízio, no horário de 8:00 às 18 hs;
– Creas Medida Socioeducativa em meio aberto: funcionamento presencial será sob o regime de rodízio das 8 às 14 hs;
– Creas Plantão Social: funcionamento presencial será sob o regime de rodízio.
– Unidades de Acolhimentos: funcionamento 24 hs.
– O serviço especializado de abordagem social e servidores de apoio, devido à necessidade, permanecerá com os trabalhos contínuos junto aos equipamentos e parceiros.
As visitas técnicas na Proteção Social Especial ocorrerão em situações urgentes, a partir de análise técnica ou determinação do Poder Judiciário. Serão suspensas as atividades coletivas presenciais. Serão realizadas estratégias de atendimento de forma remota aos usuários, comunicação por chamada telefônica, de maneira a apoiar as famílias e indivíduos na prevenção de agravamentos de vulnerabilidades e da ocorrência de situações de violações de direitos.
Fica suspenso o atendimento presencial nos Conselhos Tutelares, devendo ser realizado somente os atendimentos de urgência e emergência, por meio dos números de telefone, WhattsApp e email e os Conselheiros Tutelares permanecerão em regime de sobreaviso, durante todo o período em que vigorar a portaria.
UNIDADES / TELEFONES
CRAS ELIZABETH PARANHOS Telefone: 69 98473-4881, craselizabethparanhospvh@gmail.com
CRAS BETINHO Telefone: 69 98473-6269, crasbetinhopvh@hotmail.com
CRAS IRMÃ DOROTHY Telefone: 69 98473-4364, crasidorothy@gmail.com
CRAS PAULO FREIRE Telefone: 69 98473-6076, craspaulofreire@gmail.com;
CRAS DONA COTINHA Telefone: 98473-6030, crasdonacotinha@hotmail.com
CRAS Pe. TEODORO CROMMO – JACI PARANÁ Telefone: 69 98473-6178 cras.jaci@gmail.com
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS Telefone: (69) 3901-3227/98473-5966 0800-647-1313
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS – MSEMA Telefone: (69) 3901-3230-98471-1454/98473- 7906
Centro de Referência Especializado da Assistência Social no atendimento as mulheres vítimas de Violência Doméstica – CREAS MULHER. Telefone(s): (069) 98473-4725
CASA DOS CONSELHOS Telefone: 69 98473-4098
SEMASF SEDE Telefone: 69 98473-3588
CENTRAL DE CADASTRO ÚNICO Telefone: 69 98473-3814
CONSELHO TUTELAR I Telefone: 69 99981-0664
CONSELHO TUTELAR II Telefone: 69 99983-1383
CONSELHO TUTELAR III Telefone: 69 98473-4966
CONSELHO TUTELAR IV Telefone: 69 98473-3758
CONSELHO TUTELAR DISTRITAL - JACI PARANÁ Telefone: 69 3901-3227 0800-647-1311 98473-5966.
Texto: Adaides Batista – Dadá
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
PVH – 04.03.2021