www.googletagmanager.com SEMASF - Secretaria de Assistência Social e Família Ir para conteúdo

Prefeitura prepara evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

27/Mai/2021 - 11:43

No dia 26 de maio de 2021, às 9h30, no Auditório do Prédio do Relógio, realizou-se reunião com objetivo de planejar a celebração alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho de 2021.

No ano de 1992, por intermédio de um encontro internacional que reuniu uma diversidade de mulheres negras de 32 países que aconteceu na República Dominicana (Caribe de colonização espanhola), sendo reconhecido este momento histórico como o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. A partir deste encontro surgiu o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Nesta data no Brasil, por meio da Lei Federal Nº 12.987, de 02 de junho de 2014, celebra-se também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra.

Em Rondônia, por meio da Lei Nº 4.266, de 27 de abril de 2018, institui-se, em âmbito estadual, a data de 25 de julho como marco à “Memória de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra”.

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola no século XVIII, do Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Liderança de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança do quilombo de Quariterê.

Neste sentido, esta data tem conexões históricas vinculada ao município de Porto Velho, devido à vinda dos(as) afro-antilhanos(as), que eram imigrantes de nacionalidades diversas que partiam de Barbados, ilha de colonização inglesa, mas tinham identidades diversas como: barbadianos(as), granadinos(as), jamaicanos(as), trinitário(a)-tobagenses e de outras ilhas de colonização britânica, sendo que muitas mulheres afro-antilhanas vieram para trabalhar nas atividades ligadas a lavanderia, hospital empreendimentos ligados a construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM (1907/1912) ou acompanhando seus esposos e familiares para nascente Porto Velho.

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, em ação conjunta representada pelas Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo ( Semdestur), Secretaria Municipal de Educação ( Semed), Superintendente Distrital e Fundação Cultural estiveram reunidas para trativas, planejamento e realização de um evento futuro que prestigie Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

A secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, falou sobre a importância de resgatar na história, a participação das mulheres barbadianas na construção cultural da nossa capital. “Vejo esse evento como uma iniciativa positiva para aumentar a capacidade de mobilização e organização da sociedade civil, fortalecendo os movimentos que atuam para superação das desigualdades sociais, de raça e gênero”, disse a secretária.

Ao destacar a relevância desta atividade cultural de celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a secretaria adjunta da Semasf, Joelna Holder , observou que: “a história do município de Porto Velho, conta com a contribuição e a participação ativa das mulheres de origem afro-antilhanas inglesas, conhecidas na história, como sendo barbadianas, que contribuíram no processo de alfabetização inicial da nossa cidade, nos idos do início do século XX, com a implementação de uma escola informal localizada no Barbadian Town, que foi o primeiro bairro de Porto Velho. O bairro surgiu em consequência da construção da EFMM e era considerado uma colônia estrangeira, habitada majoritariamente pelos negros e negras imigrantes do Caribe inglês, região também conhecida como Antilhas Inglesas; sendo de fundamental importância a participação da imigração no desenvolvimento do nosso município de Porto Velho, pois, estas mulheres afro-antilhanas (barbadianas, granadinas, jamaicanas etc) contribuíram e ainda contribuem em áreas diversas, seja na educação, religião, cultura, saúde e em outras frentes da sociedade porto-velhense”.

Texto: Adaides Batista

Fotos: Equipe Semasf

Superintendência Municipal de Comunicação – SMC

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI