A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e em parceria com várias entidades governamentais e da sociedade civil, realiza no dia 27 de agosto (quarta-feira), a partir das 8 horas (credenciamento), no teatro Banzeiro, o I Fórum Comunitário de Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Velho - Selo UNICEF, edição 2021-2024.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
O Fórum é o primeiro momento dos vários compromissos que o Município assume na implementação e fortalecimento de Políticas Públicas para a Infância e Juventude.
O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF. Com um resultado prático: Um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, e que será implementado pela gestão municipal ao longo dos quatros anos do ciclo do Selo UNICEF.
Os resultados desse Plano de Ação serão apresentados à comunidade, durante o 2º Fórum Comunitário, quando novamente a participação cidadã é fundamental para o garantir que as políticas públicas pelas crianças e adolescentes funcionem, e que permaneçam após o fim do ciclo do Selo UNICEF.
“Porto Velho será o primeiro Município do Brasil a realizar o Fórum, que será transmitido nacionalmente pelas plataformas do Selo UNICEF. Todos os envolvidos na Defesa e Garantia de Direitos estão convidados. O evento é fruto da articulação das Políticas de Assistência Social, Educação, Saúde e CMDCA, do qual registro o empenho do Departamento Administrativo da Semasf na realização (que terá menção honrosa neste evento)”, informou o Articulador Municipal do Selo UNICEF, psicólogo Vanderley Batista de Souza Júnior.
Texto – Adaides Batista
Fotos: Semasf