imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

IGUALDADE RACIALSemana da Consciência Negra é celebrada pela Prefeitura com extensa programação

19/Nov/2021 - 11:42

A exposição intitulada “Racismo Sutil: Vamos Repensar Nosso Vocabulário?” com painéis alertando sobre frases de cunho racista, obras de artistas visuais, realizações de oficinas, visita guiada a alunos da rede municipal, e outras atividades, que iniciou dia 11, segue até o dia 21 de novembro no Porto Velho Shopping. A exposição faz parta da programação alusiva à Semana Nacional da Consciência Negra realizada pela Prefeitura de Porto Velho.

A secretária adjunta de Assistência Social e Família (Semasf), Joelna Holder, disse que esse trabalho é um importante passo da Prefeitura de Porto Velho, na pauta pertinente dos Direitos Humanos, para se instituir o Conselho de Igualdade Racial – o que está dentro do Plano de Governo do prefeito Hildon - e que o Conselho comece de fato a funcionar.

Questionada sobre o tema “Racismo Sutil”, a secretária adjunta disse que “esse material que está sendo exposto aqui, já foi e tem sido explorado de forma exaustiva por prefeituras, por órgãos de controle como o MP, ao longo de todo Brasil, por teses de doutorado, é um material de fato consistente, e Porto Velho abraçou a pauta através desse tema: Racismo Sutil”.

A secretária adjunta também falou da importância de fazer com que a população tenha o contato com essas palavras, essas expressões de cunho racista, para que a população mesma faça a análise. “Porque tem gente que diz assim - ah não! para mim isso não é racismo. Só vai perceber quando analisa de forma mais profunda”.

Alunos da rede municipal de ensino, do primeiro ao quinto ano estão também visitando a exposição “Racismo Sutil: Vamos Repensar Nosso Vocabulário?”. Analisam, junto com professores, algumas palavras e frases e vão para o local de produção onde pintam e desenham a partir do que viram na exposição que também tem várias telas de artistas visuais com a temática em pauta.

A celebração do mês da Consciência Negra está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). Também são parceiros da Prefeitura: Comepi, Fecomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae-Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.

“É uma programação extensa, mas muito significativa porque estamos levando uma informação e uma reflexão importante à nossa sociedade. Ficamos muito felizes dessa interação com as secretarias, ficamos muito felizes pelo apoio da gestão do prefeito Hildon Chaves no sentido de estar proporcionando a discussão de uma temática tão importante como essa à nossa população”, disse Joelda Holder.

Texto: Adaides Batista

Fotos: Adaides Batista


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho