Comunidade pôde contar com a prestação de diversos serviços
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), realizou no último sábado (27), a 7ª edição do projeto “Tenda da Família Cidadã”. Durante o evento, que aconteceu na Paróquia São José do Operário, localizada na avenida Campos Sales, 4777, Bairro Conceição, vários serviços foram oferecidos para a comunidade da zona Sul de Porto Velho.
Entre os serviços oferecidos estavam: Assessoria Jurídica; Teste HIV/Teste rápido convencional; Atendimento Psicossocial – CRAS; Cadastro para Cursos Profissionalizantes; Corte de Cabelo; Consulta Clínico Geral; Condicionalidades do Programa Bolsa Família; Emissão de RG; Emissão de ID Jovem; Feira da Saúde Infantil; Feira da Mulher Empreendedora; Orientação para cadastramento para estágios remunerados; Serviços da Família Acolhedora CREAS/PETI; Serviço do Cadastro Único; e Trailer Serviços Odontológicos.
A ação busca prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, através da inclusão de famílias e indivíduos na rede socioassistencial e em outras políticas setoriais, buscando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Esta foi a última edição de 2021.
“É uma maneira que achamos de levar a secretaria até a comunidade, então nós buscamos esses parceiros para oferecer esses serviços reunidos em um único lugar e com um horário mais flexível para estas famílias. O serviço da Tenda da Família Cidadã é uma forma da secretaria levar seus serviços ao encontro da população. Ir aonde o povo está com o serviço. Ir nos distritos (localidades e vilas), nas comunidades ( bairros) da Capital; e assim fazer com nossos serviços realmente chegue àquelas famílias menos informadas e mais necessitadas. O serviço indo, a secretaria indo, onde o povo está. ", disse Claudi Rocha, secretário da Semasf.
Francisca Pereira da Conceição Lima aproveitou para levar o neto de 10 anos para fazer o Registro Geral (RG). “Aqui tá mais fácil fazer o documento dele, eu sempre viajo com ele e o RG faz falta”, disse a aposentada.
Já Carine de Oliveira, secretária administrativa, levou a mãe para utilizar os serviços e acabou aproveitando para realizar os testes ofertados no evento. “É muito interessante, nem todo mundo tem acesso, e tempo durante a semana, então esse tipo de atividade dentro da comunidade ajuda muito”, comentou.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)