O secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Claudi Rocha, da Prefeitura de Porto Velho, recebeu na terça-feira (08), a Sra. Isabel Martins da consultoria externa da Catholic Relief Service (CRS) da Cáritas Americana, que veio a Porto Velho para realizar o processo de Real Time Evaluation (RTE) do Projeto Orinoco da Cáritas Brasileira.
Na reunião, onde foi tratada a questão da parceria da Semasf com a Cáritas Brasileira, no projeto Orinoco, que trata de migrantes e refugiados venezuelanos em situação de rua, estava presente a equipe técnica da Semasf: assessor Álvaro Mendonça, a diretora de Proteção Social Básica (DPSB), Adriane Soares, a diretora de Proteção Social Especial (DPSE), Ana Karla Feitoza, e o assessor técnico regional /coordenador Deivisson Souza.
Será realizada, durante os três primeiros meses de atuação, uma consultoria externa para reformular e verificar o andamento institucional e técnico do Projeto. Foram debatidos assuntos referentes ao contexto da imigração na cidade de Porto Velho e dos serviços existentes no âmbito da Semasf.
O secretário Claudi Rocha, parabenizou o trabalho da Cáritas no atendimento ao migrante em Porto Velho, e as experiências exitosas de parceria entre executivo e sociedade civil organizada como o edital de chamamento público nº 001/2021, que contemplou duas instituições para celebrar Termo de Colaboração tendo por objeto "Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade - Acolhimento Institucional para migrantes estrangeiros e imigrantes”.
A Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sua atuação social trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar, sustentável e solidária.
Texto: Adaides Batista
Fotos: Semasf