imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

RECICLAGEMProjeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento

16/Set/2022 - 11:16

Projeto é dividido em cinco etapas de aprendizagem

Um dos objetivos é educar sobre o meio ambienteA Prefeitura de Porto Velho implantou aos usuários das suas unidades de acolhimento o projeto “Reciclar, Plantar e Colher”. O projeto, coordenado pela por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), tem como objetivo educar sobre compreensão do que é poluição do meio ambiente; identificar os 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar; reconhecer os tipos de reciclagens e de que forma reutilizar garrafas pets como vasos de plantas para a construção de uma horta; desenvolver de forma lúdica e prazerosa o estudo dos substratos adequados para cada planta medicinal e hortaliças e incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo, criar e respeitar regras.

“Através de observações diárias nas unidades de acolhimento Casa Moradia, Centro Pop e Lar do Bebê, notou-se a necessidade de práticas pedagógicas e atividades recreativas permanentes nas unidades de acolhimento, para ofertar momentos de lazer e protagonismo às demandas assistidas. Por meio deste projeto ‘Reciclar, Plantar e Colher’ será proporcionado aprendizagens e práticas significativas, tornando o educando atuante e protagonista de suas práticas”, explica a pedagoga Ana Caroline, que juntamente com a servidora Djanira Rodrigues, realiza o projeto.

O projeto está sendo realizado por etapas. No primeiro momento será apresentado, por meio de palestra ofertada pela Sema e cartazes ilustrativos, o conceito dos 3 R´s, seguido da construção de cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades. Na segunda semana será apresentado o estudo dos tipos de lixos que podemos reciclar e reutilizar para a construção da horta ou canteiro. Nessa etapa será sugerido que comecem a reciclagem de garrafas pets e pneus para reutilizar.

No terceiro momento, os educandos farão cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades, em um mural apresentando o uso correto dos substratos, e também serão confeccionados maquetes e instrumentos para as experiências que serão apresentadas. Por último, farão experimentos como construir lixeiras seletivas com caixas de papelão, confeccionar vasos de plantas com garrafas pets e canteiros suspensos.

Texto: Adaides Batista
Fotos: Semasf

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho