Local foi fechado para reforma dias antes do início da pandemia da covid-19
O Baile de Carnaval da Terceira Idade será realizado no dia 17 de fevereiro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na av. Amazonas, bairro Tiradentes, região Leste de Porto Velho.
O espaço foi fechado para reforma um pouco antes da pandemia da covid-19 e passou dois anos e meio sem oferecer os serviços no local, por causa do coronavírus. Mariana Cartaxo, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), disse que o tradicional baile, que já acontecia bem antes da pandemia, será realizado das 9h às 15h.
Nesse período haverá almoço para os idosos, concurso de fantasia, além de várias gincanas e outras atividades recreativas, tanto para quem está cadastrado ou não.
REFORMA
A gerente do CCI, Cleia Botelho, informou que o local foi fechado inicialmente para reforma na cobertura da quadra esportiva e a construção de uma nova cozinha. No ano passado, foram retomadas as atividades internas, apenas com os serviços administrativos.
Com relação aos idosos, apenas o grupo de carimbó e os integrantes do coral retornaram de forma gradativa, fazendo apenas apresentações externas, já que o CCI ainda não estava em condições de recebê-los por conta das obras.
“Estamos concluindo por esses dias a reforma dos banheiros, que era o mais urgente, e pequenos reparos na área da piscina. Nossa pretensão é que, logo após o baile de carnaval, a gente retorne por completo com as atividades, atendendo na área de lazer, saúde, hidroginástica, natação, serviços que a gente já oferecia antes”, comentou a gerente.
O objetivo é que até o final do primeiro semestre, todas as atividades estejam funcionando por completo, com os serviços que eram ofertados anteriormente.
SERVIÇOS
O CCI está vinculado ao Departamento de Proteção Básica da Semasf. A unidade fornece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, conforme orientação do governo federal. As atividades são destinadas a idosos oriundos de famílias em vulnerabilidade social.
Durante a pandemia, como não podiam estar juntos, os idosos recebiam atenção nos lares, com todos os cuidados necessários. “Nossa missão principal depois do baile é retornar logo com a hidroginástica e natação, atividades que eles mais cobram, além da academia de ginástica”, explicou Mariana Cartaxo, diretora do Departamento de Proteção Básica da Semasf.
A ideia é ampliar o alcance dos serviços, cujo cronograma de atividades é cuidadosamente planejado. Mariana também afirma que a equipe está à disposição para receber sugestões da comunidade sobre a prestação de serviços em prol da terceira idade no CCI.
Texto: Augusto Soares
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)