Objetivo é treinar os representantes das entidades para fortalecer a rede do serviço
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) realizou, na última sexta-feira (17), no Teatro Banzeiros, o I Encontro de Capacitação e Apoio Técnico às Entidades da Rede Socioassistencial do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
Um número expressivo de entidades participou do encontro de capacitação lotando o Teatro Banzeiros. O secretário da Semasf, Claudi Rocha, agradeceu a todos os participantes e observou que esse momento de capacitação é fundamental para apoiar essas entidades que prestam um serviço muito importante para o município de Porto de Velho. “Elas ajudam a ampliar o atendimento da nossa população que necessita dos serviços da assistência social”, disse. O secretário-adjunto da Semasf, Álvaro Mendonça, na abertura do evento agradeceu pela disposição de todos em aprender, para fortalecer a rede do serviço social municipal.
O objetivo do encontro foi treinar, capacitar e orientar as entidades de Assistência Social que ofertam os serviços de assistência social no município de Porto Velho, com ou sem cadastro no Conselho Municipal de Assistência Social, para apoiá-las na qualificação das suas ofertas.
O encontro tinha como público-alvo os representantes das organizações da sociedade civil (OSCs) de Porto Velho, que são as associações, entidades e ou organizações de Assistência Social, e demais entidades que prestam atendimento e assessoramento na garantia de direitos da população vulnerável ou em situação de violência ou violações de direitos.
Na parte da manhã as entidades puderam tirar suas dúvidas sobre a inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social, cadastramento no Sistema de Parcerias do Governo do Estado de Rondônia e demais orientações sobre Emendas Parlamentares e sobre a Certificação Nacional de Entidades de Assistência Social (Cebas), entre outros assuntos.
O coordenador geral do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da SNAS/ MDS, Leandro de Oliveira Nardi, palestrou sobre a “Função da Secretaria Nacional de Assistência Social no cadastramento, apoio técnico, regulamentação e assessoramento às entidades de Assistência Social”.
Foram ministradas as oficinas: “Elaboração de Projetos Sociais/Planos de Trabalho e Prestação de Contas” por Ana Paula Baldez, assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; e “Captação de Recursos para Projetos Sociais”, pela gestora Giuseppina Maria Fulco, que atua há 30 anos no terceiro setor do Desenvolvimento e Assistência Social na Associação Casa Família Rosetta.
Texto: Adaides Batista
Fotos: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)