MAIO LARANJA
Prefeitura promove palestra sobre o combate à exploração sexual infantil na Escola Capitão Cláudio

19/Mai/2023 - 10:34

População conta com diversos canais para denúncia de casos

Segundo os dados mais recentes, a cada hora três crianças são abusadas no paísO combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes foi tema de discussões na Escola Estadual Capitão Cláudio na zona Sul da capital, na última quinta-feira (18). A palestra faz parte das ações da Prefeitura em alusão à campanha Maio Laranja.

“A Prefeitura vem promovendo várias ações com palestras e entrega de panfletos com dicas para a proteção de crianças e adolescentes. Por isso, estamos aqui na Escola Capitão Cláudio para debater o tema, justamente no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, concluiu a gerente da Divisão de Proteção Social de Média Complexidade, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Sefra Maria Barros.

Segundo os dados mais recentes, a cada hora três crianças são abusadas no país, sendo que cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Além disso, todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Desse total, apenas 7,5% dos casos são denunciados às autoridades, o que indica que esses números podem ser ainda maiores.

Campanha reúne ações de conscientização e prevenção ao abuso de menores. “É importante destacar que a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil é de todos nós. É responsabilidade da sociedade proteger as nossas crianças e adolescentes, que são o nosso futuro. Por isso, é fundamental discutir e provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, a fim de conscientizar e mobilizar a população para enfrentar esse grave problema, explicou Rosângela Marcião, psicóloga da Escola Capitão Cláudio.

MAIO LARANJA

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A proposta é estender o combate à violência sexual contra crianças para todo o mês, com a campanha Maio Laranja, que vai reunir ações de conscientização e prevenção ao abuso de menores.

A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” busca chamar a atenção da sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

Em caso de suspeita, conhecimento ou flagrante de qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, a população pode denunciar através da 190 da Polícia Militar, 197 Polícia Civil ou Disk 100.

Texto: Rando Silva
Foto: Rando Silva

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI