Medida desempenha papel importante na promoção da igualdade de gênero
O Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres (DPPM), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), exaltou a medida tomada pela gestão do prefeito Hildon Chaves, através do Decreto Nº 19.160, que altera o horário de expediente nos dias de jogos da seleção brasileira feminina de futebol durante a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023, seguindo a mesma medida do Governo Federal.
Para a diretora do órgão, Gina Brito, a medida é um ato significativo de empoderamento feminino. Na análise do DPPM, o empoderamento feminino é um tema fundamental ao se discutir a mudança de horário de trabalho para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Essa medida desempenha um papel importante, promovendo a igualdade de gênero e fortalecendo a profissão esportiva já regulamentada e carente de paridade financeira.
Algumas maneiras pelas quais esse ato pode contribuir para o empoderamento feminino, incluem:
- Fomento ao interesse no futebol feminino: o futebol feminino ainda enfrenta desafios em termos de visibilidade e reconhecimento em comparação ao futebol masculino. Ao permitir que os jogos da Copa do Mundo Feminina sejam assistidos por mais pessoas, incluindo durante o horário de trabalho, aumenta-se a possibilidade de que mais pessoas se interessem e acompanhem a competição. Isso contribui para aumentar o apoio e o engajamento com o futebol feminino no Brasil;
- Incentivo à igualdade de gênero: a flexibilização do horário de trabalho nos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina mostra um apoio tangível ao esporte praticado por mulheres. Isso pode ajudar a conscientizar sobre a importância da igualdade de gênero no esporte, combatendo estereótipos e preconceitos associados ao futebol feminino e empoderando mulheres;
- Inspiração e referências positivas: quando mulheres de sucesso são celebradas e destacadas em posições de liderança, como atletas de elite, isso pode servir de inspiração para outras mulheres. O futebol feminino pode se tornar um exemplo concreto de que as mulheres podem alcançar altos níveis de excelência em suas carreiras, inclusive em campos historicamente dominados por homens.
“Portanto, nós que estamos à frente da gestão do órgão municipal responsável pelas políticas públicas para as mulheres, temos o dever de exaltar um ato importante, da gestão Hildon Chaves, que marca um avanço do empoderamento feminino nacional e direcionamos para um dos objetivos do nosso trabalho que é o empoderamento das mulheres no município de Porto Velho”, disse Gina Brito, diretora do DPPM.
Texto: Semasf
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)