Emissão de RG e do CadÚnico foram alguns dos serviços prestados no sábado (22)
Silvana é professora e a rotina corrida vinha fazendo com que ela adiasse há alguns dias a necessidade de tirar uma segunda via da carteira de identidade. A oportunidade vista para resolver essa pendência foi na 24ª edição da Tenda Família Cidadã, que aconteceu no sábado (22), na Escola Municipal Rainha da Paz, na zona Leste de Porto Velho.
“O que mais admira quem precisa do atendimento é a organização. A gente vem, resolve o problema com agilidade e ainda consegue resolver outras pendências” elogiou a professora.
A edição anterior foi no Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e, de acordo com o secretário da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha, o evento é uma união de vários parceiros, o que torna os atendimentos possíveis a uma fatia maior da população.
“É uma maneira mais prática encontrada para os nossos munícipes buscarem atendimento com mais rapidez. Tivemos as defensorias do Estado e da União; a Semdestur com emissão de RG, a Semasf com todos os serviços que são oferecidos no dia a dia, entre outros. Em alguns casos nós conseguimos reunir mais de 120 parceiros nesses atendimentos, o que deixa a gente muito feliz de poder proporcionar isso pra população”, resume o secretário.
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também estava realizando atendimentos no projeto, tanto de orientações quanto com encaminhamentos aos consumidores que queriam reivindicar algum direito.
“Orientamos a população, como um órgão de defesa que somos, e hoje não foi diferente. Quem tinha alguma reclamação sobre estabelecimento ou dúvidas sobre como garantir os seus direitos teve aqui o direcionamento necessário. Atualmente as reclamações mais frequentes envolvem cumprimento da oferta. Algo que é exposto, mas não é oferecido na prática, essa é a maior demanda que temos atualmente”, explicou Fredson Gustavo, técnico de atendimento do Procon Rondônia.
Essa edição do projeto Tenda Família Cidadã também contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ótica Excelência, e a comunidade Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)