O Congemas é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília
O secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf) de Porto Velho, Claudi Rocha, compõe a diretoria da chapa “Resistir, Consolidar e Avançar: Municípios Unidos na Defesa do Suas”, eleita para a direção do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) no biênio 2024/2025.
Pela primeira vez na história do Congemas, um secretário municipal de Assistência Social do estado de Rondônia compõe a diretoria do Colegiado.
Claudi Rocha atua como gestor da pasta desde o ano de 2017, compondo o secretariado do prefeito Hildon Chaves. Assumiu a presidência do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Rondônia (Coegemas/RO) no exercício de 2021 a 2023. Foi convidado a compor a chapa da nova diretoria do Colegiado Nacional, eleita por meio da Assembleia Geral realizada no último dia 26 de novembro em Olinda-Pernambuco.
O Congemas é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília-DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.
Para Claudi, esse é um marco importante na história do estado, que agora passa a ter uma representatividade junto ao Governo Federal na defesa do aprimoramento da política de Assistência Social na região Norte.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)