PREPARAÇÃO
Mega Aulão Pré-Enem promovido pela Prefeitura reúne cerca de 400 alunos

03/Nov/2023 - 09:38

Feriado do Dia de Finados foi de estudos para quem vai fazer a prova do Enem

Aulão reuniu alunos de Porto VelhoO auditório da Escola Major Guapindaia, no bairro São Bosco, recebeu cerca de 400 alunos, de diversas escolas da rede pública de ensino, que participaram na manhã da quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados, do “Mega Aulão Pré-Enem”, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, numa iniciativa do Departamento de Políticas Públicas para Juventude (DPPJ), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

"Decidimos fazer essa ação em pleno feriado, para oferecer essa oportunidade de os estudantes da rede pública, às vésperas da realização da prova do Enem, terem acesso a um conteúdo preparado especialmente com essa finalidade: focado na prova. Agradecemos aos parceiros e ao trabalho voluntário dos professores, para que fosse possível esse Mega Aulão Pré-Enem", disse o diretor do DPPJ, Luis Noberto.

A estudante Elaine Caroline Neto, de 17 anos, mora no bairro Escola de Polícia e estuda na Escola Flora Calheiros, na 3ª série do ensino médio. "Vou fazer o Enem pela primeira vez, tentando uma vaga para medicina veterinária. Acho o aulão importante, pois reforça aquilo que a gente já domina e sempre traz uma coisa nova, um aprendizado a mais que pode ser útil na prova. Quando soube do aulão, já me inscrevi e trouxe minhas amigas junto", declarou ela.Elaine Cristina vai fazer o Enem pela primeira vez

Já Sander Gabriel, de 21 anos, é ex-estudante do Major Guapindaia e pretende ingressar na faculdade de arquitetura. "Eu estudo em casa, sozinho, mas um aulão é bom para interagir e ter acesso a um conteúdo diferenciado, que nem sempre a gente acha vendo as vídeo aulas na internet. Além dos macetes, das dicas focadas na prova em si, que é muito importante", pontuou ele, que já fez o Enem em 2021.

O Enem é uma prova aplicada anualmente pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o seu resultado pode ser utilizado como forma de ingresso em universidades públicas e privadas em todo o país, como também no exterior, como em Portugal.

Aqui no Brasil, existem programas do governo federal que usam o desempenho no exame como critério para participação em seus processos de seleção: Sisu, Prouni e Fies.

O ENEM

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 acontecem em 5 e 12 de novembro em todo o país. Segundo o Inep, neste ano estão inscritas mais de 3,9 milhões de pessoas. Em Porto Velho, a Prefeitura disponibiliza ônibus gratuito para estudantes que farão a prova do Enem.

Texto: Eranildo Costa Luna
Fotos: Ana Flávia Venâncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI