Local oferta serviços socioassistenciais à população em situação de rua, ajudando na recuperação da cidadania, autoestima e planejamento de vida
Um café da manhã caprichado em alusão as festividades de Natal, mas que também serviu como mais um momento de confraternização e acolhimento à população em situação de rua, foi realizado pela Prefeitura de Porto Velho na manhã desta sexta-feira (15), no Centro Pop Dom Moacyr Grechi, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).
A confraternização contou com a apresentação do Coral Pop formado por acolhidos do Centro, que ensaiam e se apresentam sob comando de Walter Bernardo do Grupo Acreditar. Dentre as músicas apresentadas pelo coral, destacou-se uma de letra inédita, criação do próprio grupo, denominada “Coral Pop”.
“Para acompanhar e participar da nossa ceia, contamos com a celebração do padre Filip Cromheecke que trouxe uma mensagem de otimismo e de fé cristã para todos que estão participando da nossa confraternização”, comentou a coordenadora do Centro Pop, Maria do Socorro Leite Ferreira, que agradeceu o apoio de toda equipe da prefeitura e Semasf, em nome do titular da pasta, Claudi Rocha.
“Desde quando foi inaugurado, 7 de abril de 2022, o Centro Pop Dom Moacyr Grechi busca oferecer serviços de forma democrática e respeitosa, entendendo a população de rua como sujeitos de direitos. Agradecemos também a todas as pessoas que de alguma forma ajudaram o serviço a caminhar e seguir em frente”, disse a coordenadora, que desejou boas festas a todos e reiterou às pessoas em situação de rua que os serviços ofertados pelo Centro Pop são para elas.
CENTRO POP
O Centro Pop Dom Moacyr Grechi é um espaço específico para o atendimento a pessoas em situação de rua na cidade de Porto Velho. O objetivo do novo local é ofertar serviços socioassistenciais que os ajudem a recuperar a cidadania, autoestima e planejamento de vida, dando condições para que estes saiam da atual situação.
No local são ofertados cursos, oficinas e capacitações, além dos tradicionais serviços assistenciais já executados pela Prefeitura, como distribuição de marmitas, ajuda na emissão de documentos e atendimento psicossocial.
A estratégia da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) é recuperar a autonomia desses moradores por meio do trabalho e ocupação, gerando emprego e renda, além de diminuir o contingente de pessoas que usam a rua como espaço de moradia e sustento.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)